#51 Desafio ‘2018, o ano do sem’: maio sem looks repetidos

Outro mês se inicia e, mais uma vez, aqui estou eu arrancando os cabelos para encontrar um título que deixe claro o meu objetivo com um novo desafio. Afinal, quem mandou eu decidir que o meu projeto pessoal para 2018 deveria se chamar ‘ano do sem‘? Agora tenho que ficar aqui, quebrando a cabeça para encaixar nessa fórmula do mês-sem-alguma-coisa todos os hábitos, vícios e costumes que desejo deixar para trás nesta caminhada rumo a uma vida mais simples e intencional – o que, como vocês já sabem, nem sempre é fácil.

E embora desta vez tenha sido relativamente fácil construir o título do desafio – que eu decidi chamar de maio sem looks repetidos -, a dificuldade mora na necessidade de justificar esta escolha para que não haja nenhum mal entendido. Porque eu não vejo problema algum em repetir looks. Roupas não são artigos descartáveis. Nós não só podemos como devemos repeti-las tantas vezes quanto possível! São elas que devem nos servir, e não o contrário.

E eu faço questão de deixar isso bem claro desde o início para que nenhum leitor desavisado pense que há algo de contraditório nessa escolha. O objetivo do ‘ano do sem‘ continua sendo enfrentar desafios que me tornem uma versão melhor de mim mesma. E é justamente por isso que eu escolhi me desafiar a ficar um mês sem repetir looks: para retomar o controle sobre o meu armário e deixar claro, de uma vez por todas, que eu tenho mais do que o suficiente para me vestir bem.

Processed with VSCO with e3 preset

Porque mesmo já tendo dado vários passos neste caminho minimalista – até mesmo passando um mês sem compras -, a verdade é que eu tenho, sim, as minhas recaídas. Não de sair por aí comprando o que não preciso, pois isso eu felizmente já consigo controlar, mas de sentir vontade a ponto de perder o meu tempo pensando no que gostaria de comprar. Nada em um nível tão doentio quanto o meu eu anterior, claro. Mas ainda assim distante desta nova versão que eu venho construindo.

E isso é um problema porque, mesmo depois de vários destralhes, eu ainda tenho muitas opções no meu armário. E mesmo tendo toda essa variedade à minha disposição, eu geralmente visto as mesmas coisas dia após dia, o que certamente contribui para essa sensação de que algo está faltando – o que quase sempre leva à armadilha mental de que eu preciso comprar.

Dá pra entender o que eu estou dizendo? Por mais que o título da vez seja maio sem looks repetidos, a ideia é encarar um desafio que me incentive a usar de maneira mais inteligente o que eu já tenho. E embora a intenção principal não seja não comprar, o objetivo é, sim, me conscientizar de que eu não preciso disso. Pelo menos não sempre. Não em todos os casos.

Isso não quer dizer, é claro, que eu não vá comprar nada. É bem provável que eu não compre, já que eu não tenho mais feito isso com frequência. Mas não é este o compromisso que eu estou assumindo agora. Caso eu perceba, ao longo do desafio, que faltam algumas peças-chave no meu armário, eu vou sim comprar. E tá tudo bem! O importante é agir com consciência e aprender com o processo. Sem neuras ou radicalismos!

Por todos esses motivos, a minha principal regra para este mês é não repetir looks, ou seja, combinações de roupas. Usar mais de uma vez a mesma peça tá liberado sim, desde que com complementos diferentes. Sempre tendo em mente que a ideia é colocar a a cabeça pra funcionar e estimular a minha criatividade, explorando ao máximo aquilo que eu já tenho.

E por mais que sejam só roupas, tenho certeza de que serão muitas as descobertas ao longo deste desafio. Mais alguém aí já fez algo parecido? Quem mais vem comigo nessa? 😉 

5 pensamentos

  1. Adorei a ideia!!! Realmente sinto isso muitas e muitas vezes – que tenho pouco, quando na verdade sei que tenho muito (parado, não utilizado, etc). Bora! E que venham os novos looks.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei esse desafio, e ficou muito claro pra mim que não tem problema nenhum repetir roupa hahaha. Eu repito um monte. Talvez não com tanta criatividade assim. Vou botar a cabeça pra funcionar também rs 😉😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s