#36 Redefinindo o que é sucesso

Responda rápido: você se considera uma pessoa de sucesso? O que é sucesso pra você?

Durante muito tempo, responder a estas duas questões era uma tarefa difícil para mim.

Eu não me considerava uma pessoa de sucesso – o que era até fácil de responder -,  e eu não fazia a mínima ideia do que era, de fato, o sucesso para mim.

Mas como eu podia dizer com tanta facilidade que eu não tinha sucesso se eu nem sabia o que isso significava? Pois então. Eu simplesmente não sei o motivo – mas tenho um bom palpite.

Eu costumava associar o sucesso – equivocadamente, agora eu sei – ao aspecto financeiro da vida de uma pessoa. Ter sucesso era acumular conquistas profissionais que garantissem uma renda polpuda e um bom padrão de vida; era ganhar o suficiente para poder fazer tudo o que se tivesse vontade sem ter de se preocupar com o fim do mês ou o cheque especial; era, em resumo, ter dinheiro. E só.

pexels-photo-725255
Photo by Nina Uhlíková from Pexels

E essa não era uma associação feita conscientemente. Se alguém me perguntasse, assim como eu perguntei a vocês no início deste texto, o que eu considerava sucesso, eu jamais responderia essas coisas. Relacionar o sucesso única e exclusivamente com o dinheiro não era uma resposta para mim. Eu não pensava isso de fato; mas eu agia como se pensasse.

E eu aposto o meu dedinho como, em algum momento da vida, você também caiu nessa. De agir como se o sucesso fosse uma questão de números na conta bancária, quando na verdade você nem teve tempo de refletir se acredita mesmo nisso.

Aposto mesmo e aposto com convicção, pois vivi essa história na prática. E foi só depois de conhecer o minimalismo e ler mais sobre o assunto que eu passei a me questionar sobre o que eu considerava de fato o sucesso. Só então eu pude pensar sobre quais eram ou meus conceitos e a minha verdade.

Como eu já contei pra vocês nos primeiros posts aqui do , 2017 foi o ano em que pela primeira vez eu tive a oportunidade de me ver livre da rotina de estudos frenética que eu vinha levando há um bom tempo, e eu simplesmente pirei. Eu não sabia curtir essa liberdade. Eu só sabia viver correndo enlouquecidamente atrás de objetivos – e eles geralmente eram pautados por aquele conceito de sucesso que eu carregava sem nem me dar conta.

E depois de muito sofrer tentando entender por que eu me sentia tão mal se eu recém havia dado mais um passo na minha caminhada rumo ao sucesso, eu finalmente compreendi. Eu sofria porque nem eu acreditava no que eu estava buscando.

E que fique claro: não acreditar no que eu buscava não quer dizer que hoje o meu conceito de sucesso não inclua em nenhuma medida o dinheiro. Como os minimalists costumam dizer, e eu acho bastante importante deixar claro, ser minimalista não significa ser alérgico ao dinheiro. Esse é um elemento necessário na sociedade em que vivemos. Precisamos pagar contas para viver, e não há nada de errado nisso.

Os problemas começam quando nós agimos como se o sucesso dependesse disso. Como se não houvesse outras peças nesse quebra-cabeça tão complexo que é a definição que cada um tem de sucesso.

Hoje eu me considero uma pessoa de sucesso, e eu sei exatamente o que isso significa.

Para mim, ter sucesso é fazer algo que eu amo e poder tocar a vida de outras pessoas com o meu trabalho; é tentar cada dia ser uma versão melhor de mim mesma, por mais difícil que isso pareça; é ser paciente e gentil comigo mesma, perdoando minhas falhas e seguindo adiante; é entender que nem sempre as coisas vão ser como eu quero, mas que eu sempre, sempre, posso aprender algo com a experiência.

Sucesso, pra mim, é aquilo que acontece quando a gente se dá conta de que tudo o que é realmente necessário já está dentro de nós.

E pra vocês, o que é? 🙂

 

 

 

 

 

7 pensamentos

  1. Estou passada com essa reflexão! Pois eu sou dessas que relaciona sucesso com dinheiro, ou seja, sempre me pareceu que eu estava fracassando. Acabava desconsiderando outros fatores. Sucesso era dinheiro. E outras coisas eu chamava de desenvolvimento pessoal, inteligência emocional ou qualquer outro termo. Preciso rever meu conceito de sucesso. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Rosilene, a caminhada para o sucesso depende de tempo. O sucesso para mim é quando você consome menos e dá mais valor a aquilo que já tem. Quando se preocupa menos em ter mais, e mais em ser mais. Quando vive uma vida de equilíbrio: nem pouco, nem muito, mas sim o suficiente – e um pouco mais. Você investe naquilo que te dá mais prazer e satisfação, prioriza aquilo que é importante para você independentemente do que os outros pensem ou ajam. Conseqüentemente, sua independência financeira vem alguns anos mais cedo, pois você acaba percebendo aos poucos que não é acumular e gastar dinheiro que é mais importante, mas sim acumular e gastar mais tempo e mais energia nas coisas, pessoas e fatos que realmente lhe fazem bem é que importam. Por fim é também quando você descobre finalmente que o dinheiro é apenas um meio, e não um fim em si mesmo, e que esse meio é tanto menos necessário quanto mais você aprecia e desfruta dos recursos que possui. Bj grande ótima reflexão.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s