#22 Desafio ‘2018, o ano do sem’: fevereiro sem compras

Prontos para o próximo desafio do ano do sem? Como eu contei no nosso último post – no qual compartilhei as minhas impressões sobre o janeiro sem redes sociais -, decidi que em fevereiro seria a vez de encarar outro hábito que me incomoda bastante e que eu pretendo mudar em 2018: as compras.

Pra falar a verdade, toda essa ideia de viver um ano do sem começou quando eu cogitei a possibilidade de enfrentar um ano sem compras, assim como a Cait Flanders e outras pessoas pelo mundo já fizeram e compartilharam as suas experiências na internet. Conversando sobre essa vontade, porém, cheguei à conclusão de que eu não precisava ser tão radical comigo mesma, pois eu já havia conseguido modificar consideravelmente os meus hábitos de consumo. Dado o meu histórico na área, eu já havia atingido um patamar saudável neste quesito. Mas a gente sempre pode melhorar, né?

Só para contextualizar e contar a vocês um pouquinho sobre como cheguei até aqui, eu nunca fui do tipo de pessoa que chegava a fazer dívidas além das suas possibilidades para comprar algo; em compensação, eu era a rainha do cartão de crédito e do parcelamento em dez vezes. Se eu batia o olho e gostava, não pensava duas vezes e já saía comprando. Foi assim que, em sete anos ganhando o meu próprio dinheiro, eu acumulei roupas, sapatos e tranqueiras em quantidade suficiente para duas – ou até mais – pessoas.

priscilla-du-preez-228220
Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash

Era tralha demais pra uma vida só e, embora eu sempre tenha tido o hábito de doar o que não me servia ou o que eu simplesmente não gostava mais, o meu armário estava sempre cheio, pois eu continuava comprando. Como dizia a minha mãe, parecia que as minhas roupas davam cria. Quanto mais eu descartava, mais eu comprava – e, assim, mais eu acumulava.

Foi só depois de entrar em contato com o conceito de minimalismo como estilo de vida que eu comecei a olhar para esse hábito com outros olhos, e isso permitiu que eu mudasse sensivelmente a minha relação com o consumo. Quando eu me dei conta do quanto eu tinha – que era muito mais do que o suficiente pra mim -, eu percebi que eu não precisava de mais, e que comprar estava me afastando de coisas que eu realmente queria e que poderiam me fazer muito mais feliz do que uma nova peça de roupa.

Mas isso foi apenas o início da caminhada. O processo de aderir a um novo estilo de vida é um ir e vir constante, ou seja: sim, eu ainda tenho as minhas recaídas. Embora hoje elas sejam comprinhas inofensivas se comparadas às que eu costumava fazer em outras épocas, elas ainda assim me incomodam, pois eu tenho consciência de que o caminho rumo à vida simples que eu desejo não passa por ali.

Desde que eu tive a ideia de que fevereiro seria o mês sem compras, inclusive, tive um pequeno surto consumista e adquiri algumas coisinhas que eu poderia ter esperado um pouco mais para comprar. Mas tudo bem, vai. O desafio ainda não havia começado, e foram apenas itens que já constavam na minha lista de desejos. De qualquer forma, isso me mostrou que eu ainda tenho um tanto a evoluir, o que justifica perfeitamente a escolha deste tema para o segundo desafio do ano do sem.

E como todo desafio que se preze tem de ter as suas regras, a minha vai ser a seguinte: durante o mês de fevereiro (na verdade, até o dia 5 de março), não posso comprar nada, exceto alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene e medicamentos  (estes três últimos, somente no caso de acabarem antes do fim da experiência).

Um mês passa rápido, então estou bastante confiante de que vou conseguir cumprir o desafio. Mais alguém disposto a se juntar a mim nesta experiência? 🙂

10 pensamentos

      1. Eu vou tentar, eu preciso, pois em breve terei uma grande responsabilidade financeira por muitos anos, e preciso desse exercício o quanto antes. Obrigada por esse post, eu estava precisando.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s