#18 O que você fez hoje?

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente. Quero propor uma atividade para vocês. Conheci ela pela primeira vez através do blog dos the minimalists, e desde então tem sido impossível pensar sobre as minhas ações diárias sob outra perspectiva que não esta. Espero que gostem! 

O que você faz todos os dias? O que você fez hoje? Você investe o seu tempo nos seus objetivos? Ou você simplesmente o gasta sem pensar a respeito?

Se você nunca parou para pensar sobre isso, chegou a hora de refletir. Para evitar distrações, faça tudo à moda antiga: você não vai precisar de nada além de papel, caneta e alguns minutinhos.

Prontos? Então, vamos começar.

Escreva, em um dos lados desta folha, o título Um dia…. Abaixo, liste todas as coisas significativas que você deseja realizar em algum momento na vida:

Alimentar-se melhor?

Praticar exercícios físicos?

Economizar dinheiro?

Mudar de trabalho?

Não tenha medo de escrever. Encare de frente os seus desejos! Coloque todos eles no papel antes de passar para a próxima etapa.

glenn-carstens-peters-190592
Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Feito? Então, vamos ao segundo passo. No verso deste papel, coloque o título Hoje. Agora, escreva todas as ações que ocuparam as suas últimas 24 horas:

Tomou café da manhã com pressa?

Respondeu a e-mails?

Passou horas nas redes sociais?

Assistiu televisão até a hora de dormir?

Aqui pode ser mais difícil do que na etapa anterior, mas é importante ser sincero. Refaça mentalmente o percurso do seu dia e liste todas as atividades realizadas. Não deixe nada de fora.

Feito isso, a conclusão é simples. Compare as listas e responda a você mesmo: as minhas ações diárias estão me deixando mais próximo dos meus objetivos? Estou dando passos em direção aos meus desejos ou estou simplesmente caminhando a esmo?

Para mim, refletir desta forma foi revelador. Só depois de colocar no papel eu pude perceber o quanto dos meus dias estavam sendo desperdiçados em atividades que não só não me levavam a lugar algum como me afastavam de onde eu desejo chegar.

É claro que algumas das atividades que nós fazemos todos os dias são indispensáveis, pois somos seres humanos e precisamos atender a algumas necessidades básicas. Mas eu aposto que, ainda assim, da mesma forma que eu fazia – e ainda faço, pois esta é uma reflexão constante -, muito do seu tempo está sendo desperdiçado em coisas desnecessárias, que não levam você a lugar algum.

Nessa de colocar os nossos planos na caixinha do um dia… e não pensar mais a respeito, é bem fácil distrair-se e simplesmente não fazer nada para que eles aconteçam. Como dizem os minimalists Joshua e Ryan, “para muitos de nós, um dia é uma das palavras mais perigosas que pronunciamos: ela nos concede a ilusão de possibilidades futuras sem ter de se concentrar no que é importante hoje”.

Por isso, a minha sugestão pra você hoje é: não espere mais. Não se iluda pensando que tudo aquilo que você deseja vai acontecer magicamente no futuro sem que você se esforce no presente. Permita-se refletir a respeito e faça esse teste. O seu um dia… vai chegar – mas você precisa se dedicar para que isso aconteça.

4 pensamentos

  1. Amei. Ontem mesmo eu estava lendo como construir um bullet journal e elaborar cadernos de organização. Direto faço listas de coisas para fazer, mas tenho dificuldade de entender o que é prioridade e o que não é. Essa ideia de escrever o que se almeja no futuro e rever o que fez durante o dia de realmente produtivo é muito construtiva. Vou adotar 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s