#82 Cinco apps que tornam a minha vida mais fácil

Eu (ainda) não tenho poderes de adivinhação, mas aposto que a maioria de vocês está me lendo agora na tela de um smartphone.

E o motivo que me faz ter tanta certeza é bastante óbvio: esses aparelhinhos estão tão presentes no nosso dia a dia que já se tornaram verdadeiras extensões de quem somos – chegando ao ponto de, para algumas pessoas, ser um grande desafio passar algumas horas sem eles.

Mas ao mesmo tempo em que isso pode ser um problema, eu acredito que também pode ser uma solução!

Como quem acompanha o Parece Óbvio há algum tempo já sabe, desde o momento em que aceitei o desafio de passar um mês sem redes sociais – quem se lembra da nossa primeira experiência do ano do sem? -, entendi que o principal problema dos nossos smartphones não são os aparelhos em si, e sim a forma como os utilizamos.

Isto é: em vez de usar nossos telefones como uma fuga de tudo aquilo que não desejamos enfrentar, podemos trilhar o caminho oposto e usá-los como uma ferramenta que nos ajude a viver de maneira mais leve e com (muito) mais consciência.

E foi pensando em dividir com vocês algumas das formas que eu uso o smartphone como um aliado no meu dia a dia, que hoje eu vou mostrar 5 aplicativos que tornam a minha vida mais fácil – e que, se usados da maneira correta, podem tornar a sua também. 🙂

Para manter as finanças sob controle: Money Pro

Eu sempre fui a louca dos caderninhos de orçamento mensal – e quem conhece o meu pai, sabe exatamente de onde eu “peguei” essa mania. E embora eu ainda tenha uma agenda onde faço o acompanhamento das minhas contas fixas, os gastos pequenos do meu dia a dia são todos registrados no Money Pro.

O funcionamento do app é bem simples: você cria categorias de acordo com os itens em que costuma gastar, registra todas as suas compras e pagamentos no aplicativo e depois é feliz (ou nem tanto, né? kkk) gerando gráficos e relatórios de acordo com os filtros que ele oferece!

Se usado direitinho, é o aplicativo perfeito pra quem quer saber para onde está indo o seu dinheiro!

Money Pro está disponível para iOS e Android, e custa R$ 7,90 – você paga apenas uma vez e usa para o resto da vida! Para quem tem iphone, o app também oferece uma versão Lite, que é grátis.

Para me manter informada: Feedly

Eu tenho o costume de acompanhar diversos sites e blogs sobre temas bem diferentes, e o fato de não tê-los “organizados” em um só lugar era uma coisa que me incomodava bastante…até o dia em que eu encontrei o Feedly e ele tornou o meu sonho obsessivo-compulsivo uma realidade!

O aplicativo permite que você siga todas as páginas que costuma ler, separe-as por categorias e ainda crie boards com suas publicações favoritas. Além disso, na versão pro, você pode destacar trechos que considerou interessantes – o que é uma mão na roda pra mim, que vira e mexe encontro nos textos inspirações aqui pro site.

Feedly está disponível para iOS e Android, e é grátis!

Para manter a calma: Insight Timer

Embora eu não tenha o costume de meditar com aplicativos – como fiz o curso da Sati, continuo usando os áudios de meditação guiada deles -, esse é um daqueles que me ajuda quando eu não tenho muito tempo disponível e preciso dar uma desacelerada nos pensamentos.

O app tem várias funções mas a única que eu uso é o timer, onde você pode selecionar a duração da meditação, os sinos que marcam o início e o fim da sessão e o som ambiente. E o que acho mais legal: quando você termina, ele mostra quantas pessoas também estavam meditando naquele momento!

Insight Timer está disponível para iOS e Android, e é grátis!

Para criar novos hábitos: Streaks

Criar – e principalmente manter! – novos hábitos é um grande desafio, e acompanhar como você tem se saído nessa empreitada pode fazer a diferença entre ter sucesso ou não.

E o que o Streaks faz é basicamente facilitar esse acompanhamento: você registra os hábitos – as ‘tarefas’ – que deseja cumprir, estabelece uma periodicidade para eles e, toda vez que os cumpre, marca no aplicativo. Querendo saber como tem sido o seu desempenho, basta clicar no ícone da tarefa para conferir no calendário os dias em que ela foi feita!

Streaks está disponível para iOS, e custa R$ 18,90.

Para não esquecer nenhuma tarefa: Todoist

Por último mas não menos importante, o meu grande amigo de todas as horas: Todoist!

Simplesmente porque não existe sensação mais gostosa do que a de riscar uma tarefa feita da nossa lista de afazeres!

Todoist está disponível para iOS e Android, e é grátis!


E aí, o que acharam? Esses são os 5 aplicativos que tornam a minha vida mais fácil – e que eu acredito que, se usados com sabedoria, podem tornar a vida de qualquer outra pessoa também.

Agora eu quero saber de vocês: alguém aí já usava algum desses aplicativos? Tem algum outro app que não entrou nessa lista e que eu deveria conhecer? Me contem nos comentários!

Para mais conteúdo sobre minimalismo e desenvolvimento pessoal, siga o Parece Óbvio também no Facebook e no Instagram.



compartilhe




posts relacionados



comentários


2 Comments

  1. Oiii!! Sou nova por aqui mas vc já conquistou meu coração com essas dicas!!! Vou baixar todos!!! Tks!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *