#77 Três dicas para ser uma pessoa mais positiva

Quando decidi que o meu próximo desafio do ‘ano do sem‘ seria o setembro sem reclamar, muitas pessoas me procuraram para saber como eu pretendia passar um mês inteiro sem dar uma reclamadinha sequer.

Como assim, Carol? Tantos problemas no mundo, o país às vésperas das eleições, e você vem me dizer que não vai reclamar? Tá ficando maluca? Eu jamais conseguiria fazer algo assim!

Divididos entre a curiosidade e a desconfiança, todos achavam muito difícil a ideia de ficar tanto templo sem reclamar. E eu super entendo: há alguns meses, eu também acharia isso.

Para mais conteúdo sobre minimalismo e desenvolvimento pessoal, siga o Parece Óbvio no Facebook e no Instagram.

(photo by Unsplash)

Mas ainda bem que as coisas mudam, né?

Hoje eu não só acredito que é super possível ficar um mês sem reclamar, como também tenho certeza de que qualquer um pode fazer isso.

E é pra ajudar você a acreditar nisso também que agora eu compartilho três dicas que podem te ajudar a ser uma pessoa mais positiva.

Bora colocar em prática? 🙂

(photo by Unsplash)

1 – Pare de brigar com a realidade

Quando as coisas não correspondem às suas expectativas, você sempre tem duas opções: abraçar ou brigar com a situação.

Desde o mais banal até o mais complicado dos problemas, você sempre pode escolher.

Se você decide brigar e se entrega aos sentimentos de revolta, raiva e todo o pacote da negatividade completo, você só está transformando o que já é ruim em algo ainda pior.

Se, em contrapartida, você decide abraçar a situação e aceitá-la do jeito que ela é, sem brigas, toda a energia que seria gasta em sentimentos ruins e reclamações pode ser canalizada para algo muito mais produtivo, como procurar por maneiras de amenizar ou até mesmo resolver a situação.

O fato é: problemas sempre vão existir. Não há nada que você possa fazer para mudar essa realidade. E é muito mais fácil ser uma pessoa positiva quando você faz as pazes com isso – e entende que a única saída é encarar as coisas de outra forma. Sem brigas.

(photo by Unsplash)

2 – Cerque-se de influências positivas

Para ser uma pessoa mais positiva, você vai ter de se dedicar ao cultivo do seu interior – mas isso não quer dizer que você deva deixar de lado o exterior!

Companhias, leituras, vídeos, músicas…você está se cercando de experiências e conteúdos que o inspiram a assumir uma atitude mais positiva diante da vida – ou elas só estão fazendo você se sentir ainda pior?

Esse é o tipo de coisa que você pode mudar.

Você pode não ter escolha sobre quem são seus vizinhos – ou colegas de trabalho, ou familiares… -, mas pode selecionar quem segue nas redes sociais. Você pode não ter escolha sobre as tarefas que tem de cumprir no trabalho, mas pode selecionar os vídeos a assiste nos seus momentos de folga, e por aí vai…!

Use a tecnologia e todas as facilidades que ela proporciona ao seu favor: existe muita coisa boa sendo compartilhada por aí. Prestigie o trabalho de quem se esforça para deixar uma marca positiva no mundo – você ajuda a si mesmo e a pessoa que o produziu. Todo mundo sai ganhando!

Lá no instagram do Parece Óbvio, toda semana eu indico perfis e leituras que me inspiram e ajudam a ser uma pessoa mais positiva – pode ser um bom começo pra você! 😉

(photo by Unsplash)

3 – Exercite a gratidão

Assim como quanto mais você reclama, mais motivos você encontra para reclamar, quanto mais você agradece, mais motivos você encontra para agradecer. Simples desse jeito.

Olhar para a vida com mais gratidão é o melhor hábito que você pode cultivar. E a boa notícia é que você não precisa de nada além de vontade para começar a colocá-lo em prática.

Você está vivo. Você tem a chance de mudar – e está tendo a oportunidade de conhecer ferramentas que podem ajudá-lo neste processo. Só isso já é motivo o suficiente!

Quando você se dá conta do quanto tem a agradecer, é impossível não se tornar uma pessoa mais positiva.

Quem dera todas as modinhas fossem tão bacanas quanto essa da #gratidão, né?


Espero que tenham gostado das dicas – e que se sintam inspirados a também tentar ser pessoas mais positivas!

Para mim, colocá-las em prática é um exercício diário. Nem sempre é fácil e nem sempre eu tenho sucesso…mas eu sigo tentando, e é isso o que importa!

Quero muito saber o que vocês fazem para ser mais positivos no dia a dia – alguém tem alguma outra dica para compartilhar? Vamos conversar nos comentários! 🙂



compartilhe




posts relacionados



comentários